sábado, 14 de maio de 2011

O primeiro ninguém esquece!

Olá paredes, volto hoje para falar da banda perfeita e mais completa existente (para mim, é claro) que se chama Emerson, Lake & Palmer. Como nos outros posts sobre a banda (Trilogy, Brain Salad e Tarkus) falo mais sobre a formação, surgimento e tudo mais, mas nesse pretendo falar um pouco mais do álbum e tentar fazer uma análise um pouco mais aprofundada em ralação aos outros álbuns (tédio de sábado pessoal).
Enfim, falar primeiramente do álbum, o disco de estréia do ELP foi lançado em 1970 com o disco com o mesmo nome da banda, sem dúvida um ótimo álbum de estréia, e lançou uma de suas músicas mais famosas ,'Luck Man', escrita e execultada por Greg Lake. O álbum com apenas 6 faixas, por mais que não tenha uma longa duração, já mostra a força que o Power Trio inglês tinha. Suas músicas são 'The Bargarian' um instrumental de aproximadamente de 4:30 sem nenhuma voz, já a faixa numero 2 do álbum é a 'Take a Pebble' é a musica com mais duração do álbum, no começo da música se destaca o piano de Emerson e apenas instrumentos de percussão do mágico Carl Palmer, ao longo de mais alguns minutos a música vai ficando mais calma, e começa outra parte da música totalmente diferente da primeira, utilizando apenas o piano basicamente. Assim no final da canção a bateria entra junto com o piano e por fim termina com a voz encantadora de Lake. A terceira faixa do álbum é a minha favorita do ELP, 'Knife Edge' com 5:05 de duração tem o vocal sincronizado de uma forma totalmente diferente para a época, a contagem de tempo de Carl Palmer da um 'efeito' especial na música, os teclados e moogs de Keith mostram toda sua habilidade e fora a linda voz de Greg ao combinar completamente com o ambiente, a música da metade para o final, tem um solo 'perfeito' de Keith e termina voltando ao riff inicial. Enfim amiguinhos, a quarta música é 'The Three Fates' que é sem duvida levada muito mais para a música clássica trazida do The Nice por Keith Emerson, ao todo dos 7 minutos da música apenas aos 5 min. que a bateria entra e chegam ao final sincronizados. A penúltima música do álbum é 'Tank' possuindo uma espécie de improviso sendo gravado entre os músicos, Carl Palmer mostra toda sua habilidade fazendo solos mágicos de bateria durante a musica, mais não foi só ele, claro que Keith Emerson também participa da 'brincadeira' entrando no riff final puxado por Greg Lake e assim termina com um solo de teclado e sintetizadores em fade-out . Por fim a sexta, e mais especial música é a 'Luck Man' uma das músicas mais famosas e consagradas da história do ELP, uma música que começa de forma acústica utilizando apenas o violão, logo depois entra a bateria, e como 'sempre' termina com um belo solo do nosso companheiro Keith Emerson. Bom pessoal acho que é isso, tava com bastante vontade de escrever hoje, espero que gostem ou que leiam pelo menos. Ai pra vocês Emerson, Lake & Palmer (1970).

Download

Ae pessoal, como não consegui achar um link separado só desse disco, vai vir com o Tarkus de presente! Caso esteja ruim o disco ou qualquer coisa comente que eu resolvo. Grato a todos.

KAFTAS.

3 comentários:

pytomba disse...

Alô galera!
Descobri o blog de voces apenas hoje. Que pena! Mas já procurei me inteirar de todas as postagens e digo-lhes que estão de parabéns, com louvor. Entendem mesmo de progressivo! Queria lhes dizer para se ligarem nos bons progressivos criados depois dos anos setenta também, pois existe muita coisa boa, Não tanto quanto no início do prog quando as cabeças se encontravam latentes e sobrecarregadas de criatividades novas a serem compulsivamente mostradas. Parabéns mesmo! Abraços a todos.
Pytomba

Phil Saturno disse...

AS KAFTAS FORAM IMPORTANTES NOS PRIMÓRDIOS DO PROG ROCK, INFLUENCIANDO DESDE ROBERT FRIPP ATÉ ROGER WATERS, ENTRE OUTROS.

VIVA AS KAFTAS! VIVA A VIDA!

Henrique Kehde disse...

Pytomba, muito obrigado pelo comentário, volte sempre, não esqueça de pedir algum album ali em cima na página de 'pedidos'!
E Phil, você é um garoto sagaz.

Postar um comentário