quinta-feira, 28 de abril de 2011

Apresentando: Grand Funk Railroad!

Olá, meu nome é Phil, já contibuí uma vez no blog fazendo a resenha do álbum 'Animals' d0 Pink Floyd.

Hoje irei mostrar aqui uma das maiores bandas da história, principalmente aos americanos, Grand Funk Railroad. Banda de Classic Rock/Southern Rock dos anos 70, line-up clássico: Mark Farner: (Vocal/Guitarra/Teclado), Don Brewer: (Bateria/Vocal), Mel Schacher: (Baixo) e não se esquecendo de Craig Frost: (teclados). A banda tinha o nome de Jazzmasters, até 1967. A banda muda de nome para Grand Funk Railroad, inspirada na estrada de ferro 'Grand Trunk Western', na cidade de Flint. Orientada por Terry Knight até o ápice, conseguiram um contrato com a Capitol Records, ganharam destaque em festivais como o de Altamont no começo da década, também com o álbum 'Closer To Home' onde a música 'I'm Your Captain' abriu espaço pra banda no cenário comercial. Esse era apenas o início. Até hoje, a banda tem um legado de fãs no mundo inteiro e é respeitada até por músicos e bandas de estilos variados. Certificado autorizado de verdadeira banda americana. Eles não eram só uma banda comum, muitos não sabem a importância da banda em relação a visão política dos jovens americanos na época, em meio a guerras e conflitos como o do Vietnam, onde demonstravam isso nas letras, mas alinhado ao rock de qualidade da banda. A primeira vez que ouvi/vi a banda, foi um show da turnê do "Shining On"...a música que abria o show, era "Footstompin' Music", clássico do rock, onde de cara já me impressionei. O Mark Farner era um excelente frontman, fazia tudo muito bem e fiquei pasmo, Don Brewer, mesmo tocando bateria ao mesmo tempo, ainda tinha e encaixava seu ótimo timbre de voz e em "Some Kind Of Wonderful" ele dividia os vocais com Mark (música que mais gostei quando comecei a ouvir a banda). As linhas de baixo eram impressionantes, verdadeiras aulas, e não estou exagerando. Fora a presença de palco que tinham... realmente fiquei impressionado com a banda.

Nada melhor do que começar com um dos álbuns mais respeitados da história do rock, o espetacular "We're An American Band", de 1973.

Esse álbum é perfeito do começo ao fim. A faixa título é um verdadeiro "hino do rock". Influência soul/black music em várias faixas, destaque para as emocionantes: 'Creepin' e 'The Railroad'. Os rocks de 'Walk Like A Man' e 'Stop Looking Back' são de grandissíssimo respeito, com riffs e passagens fantásticas, inclusive citar 'Black Licorice', que foi famosa nos setlists da banda por um bom tempo durante a década. O álbum termina com 'Loneliest Rider', uma faixa onde cada músico mostra a verdadeira alma da banda, encerrando com chave de ouro essa obra prima. O álbum em vinil, tem uma capa dourada, apenas com o nome da banda e o título, o que também foi uma ótima 'sacada' e no encarte, havia uma foto dos integrantes pelados em meio a uma plantação de cannabis. Por mais que digam, o GFR sendo ou não uma banda 'vendida', e que esse álbum foi feito para alavancar o sucesso da banda...tudo isso é para ser ignorado... eu repito, o Grand Funk é uma das maiores bandas da história...e uma das minhas favoritas...aos fãs de primeira viagem, esse álbum é um prato cheio. Continua...


Download

4 comentários:

Unknown disse...

Ótima pedida!
tenho um amigo que amaaaa!

;D

Moderadora disse...

A cada blog que eu vejo de rock eu fico mais feliz , a melhor coisa que inventaram!
Estou ajudando uma amiga na divulgação do blog, se puder comentar e ajudar...Abraço
http://gihcamp.blogspot.com/

Blog UaiMeu! disse...

Excelente post!
Abraços

http://rockalameda.blogspot.com/

@iamvictor_ disse...

Adorei o post, sou um grande ouvinte de rock haha, mas ainda sou mais de pop. O post tá show de bola e viva o rock antigo, que é inspiração dos de hoje.

Postar um comentário